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Qualidade assistencial

POLÍTICA DE QUALIDADE

 

1. Âmbito
Aplica-se a todos os estabelecimentos de saúde do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IIHSCJ) no que respeita às orientações gerais e compromisso com a promoção de uma cultura de qualidade.


2. Descrição
A qualidade é um objetivo institucional inerente à missão do IIHSCJ, cuja concretização constitui um compromisso dos estabelecimentos de saúde, dos profissionais e das equipas.
Este compromisso expressa-se na prestação de cuidados globais de saúde, numa dinâmica de melhoria contínua, aos vários níveis de intervenção – prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e reintegração, de modo a identificar e satisfazer as necessidades e expetativas das pessoas assistidas e demais partes interessadas – familiares, profissionais, voluntários,
entidades parceiras e financiadoras, segundo o princípio de "Fazer o bem, bem feito". Este compromisso expressa-se:

  • na atenção à pessoa na sua integridade, a sua reinserção na sociedade e a defesa da sua própria dignidade, que se constituem premissas irrenunciáveis e base do modelo hospitaleiro (CII, 63). Implica uma orientação efetiva para as necessidades das pessoas assistidas e suas famílias e significativos, procurando dar resposta aos pedidos e sugestões relativamente aos problemas atuais e futuros (CII, 72);
  •  no serviço hospitaleiro, configurado a partir de práticas inclusivas, integradoras e promotoras de vida, que denuncia todas as formas de exclusão e marginalização presentes nos vários contextos e anuncia a igualdade fundamental de todo o ser humano, apelando ao respeito que lhe são devidos. (CII, 40). A ação hospitaleira contribui para uma ação variada, ao nível social, legislativo, administrativo e cultural, destinada a promover e a despertar as forças que constituem e promovem a justiça (CII, 42);
  • no cumprimento dos requisitos legais e regulamentares aplicáveis salvaguardando sempre o respeito pelos direitos humanos e sociais (CII,70);
  • na promoção da motivação e qualidade do desempenho dos profissionais através do contínuo desenvolvimento das suas competências;
  • no desenvolvimento de projetos partilhados e redes de relações com outras instituições, tendo em vista um melhor aproveitamento de oportunidades e recursos (CII, 72), estabelecendo uma cultura inovadora, baseada na atitude proativa e conjunta entre os profissionais das diferentes áreas e na incorporação de novos conhecimentos (CII, 72) e promovendo a incorporação progressiva de novos elementos tecnológicos que implicam a otimização da qualidade dos serviços (CII, 71);
  • na promoção da sustentabilidade através de uma racional e eficaz gestão de recursos.
  • no planeamento, monitorização, avaliação e comparação de resultados numa lógica de melhoria contínua, promovendo uma análise e revisão sistemática da prestação de cuidados e integrando uma perspetiva abrangente e participada pelas pessoas assistidas e demais partes interessadas;
  • no compromisso ativo e voluntário da instituição que vai para além das disposições legais existentes e que baseia a sua atividade e gestão em valores éticos que promovem o compromisso social, colaborando na melhorar dos âmbitos económico, social e ambiental ao seu redor. (CII, 80).

Em suma, comprometemo-nos com uma assistência aberta, dinâmica e atualizada, assente numa lógica de aprendizagem contínua e num clima de elevada humanização e qualidade integral e em constante renovação, desenvolvendo respostas inovadoras perante os desafios e necessidades das pessoas assistidas e demais partes interessadas.


3. Referências
A – Institucionais

  • Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Carta de Identidade da Instituição, 2010;
  • Província Portuguesa das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Regulamento Interno Geral do IIHSCJ, 2006;
  • Congregação de Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Documento do XX Capítulo Geral, 2012;

 



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