Dia 12 Outubro

Este dia foi marcado por dois momentos muito significativos:
- Agradecimento às irmãs do Governo da Província que agora cessa pela dedicação, entrega e generosidade com que assumiram a animação da província nas suas áreas de vida e missão hospitaleira no sexénio 2006 – 2012, nomeadamente:
     Ir. Idilia Carneiro – Superiora provincial
     Ir. Isabel Morgado - vigaria provincial e 1ª conselheira
     Ir. Maria do Sameiro – 2ª conselheira
     Ir. Maria Antónia Guerra - ecónoma
     Ir. Laura Neves - secretária
- Eleição do novo Conselho provincial para o sexénio 2012 – 2018, precedido de um amplo tempo de discernimento e oração. Foram eleitas as irmãs:
     Ir. Mª do Sameiro Magalhães Martins – superiora provincial
     Ir. Laurinda Martins de Faria – vigaria provincial e 1ª conselheira
     Ir. Paula Jacinta Moreira Gonçalves Carneiro – 2ª conselheira

As irmãs da Província agradecem a sua disponibilidade e generosidade para assumir este serviço.



NOVA SUPERIORA PROVINCIAL
DAS IRMÃS HOSPITALEIRAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, reunidas em Capítulo provincial, na Casa de Saúde da Idanha, elegeram hoje a Ir. Maria do Sameiro Magalhães Martins como primeira responsável pelos destinos da Província portuguesa durante os próximos seis anos.

A Ir. Mª do Sameiro nasceu em Telhado, Famalicão a 11 de Fevereiro de 1955. Entrou na Congregação em 1981 e fez a sua profissão perpétua na casa Mãe da Congregação, em Ciempozuelos, Madrid, em 1989.

É licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem, Ponta Delgada, Açores e em Ciências Religiosas, pela UCP. Em 1996 fez o curso intensivo de formação de formadores na Universidade Salesiana, em Roma e em 2011 a especialidade em Saúde Mental e Psiquiatria na Universidade Católica Portuguesa.

Exerceu funções de Diretora de enfermagem na Casa de Saúde do Bom Jesus, em Braga, estando também integrada na Comunidade formativa do Noviciado.

Em 2000 entrou para o Governo provincial, exercendo funções de Secretária. Durante este período foi também formadora de Junioras. Em 2006 foi eleita segunda Conselheira provincial, cargo que manteve até hoje.

Dado o vasto conhecimento que já possui da Província e da Missão que se realiza em Portugal, Moçambique e Angola, a Ir. Maria do Sameiro aceitou com serenidade o serviço que lhe foi pedido, confiando, como disse, no apoio das irmãs e de todos os outros membros da Família Hospitaleira.



© Copyright 2014, Irmãs Hospitaleiras. Todos os direitos reservados.

R. Prof. Luís Cunha Gonçalves, n.º 3 – 1.º Esq | 1600–826 Lisboa - Portugal
Telefone: 217 108 160 • E-mail: sedeprovincial@irmashospitaleiras.pt •